BBMNET recebe edital para contratação de empresa especializada em teleconsulta

A disputa ocorre dia 13 de novembro

O Portal BBMNET Licitações está recebendo propostas para um edital que prevê a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de atendimento médico à distância por meio digital (teleconsulta), através de uma plataforma tecnológica de saúde para atender às demandas da Secretaria de Saúde do município paulista de Araçoiaba da Serra. As teleconsultas deverão ser realizadas por médicos especialistas e o edital considera mil consultas mensais divididas em 34 especialidades diferentes. Acesse aqui o edital nº 73/2023

A compra ocorrerá por meio de pregão eletrônico, com isso, o recebimento das propostas, a abertura e a disputa de preços serão realizadas em sessão pública. A abertura e a avaliação das propostas ocorrem no dia 13 de novembro, às 9h30. A proposta eletrônica deverá ser encaminhada, exclusivamente por meio do site www.novobbmnet.com.br, a partir da liberação do edital. O critério de julgamento será o de menor preço.

Com a contratação, o município prevê a implantação dos serviços de teleconsultas através de vídeo chamada, com soluções digitais por aplicativos, postos de atendimento em unidades de saúde, como sala de teleconsultas, e com toda gestão de todo processo de histórico e prontuário do paciente, além de equipamentos e softwares, mão de obra de acolhimento ao usuário, manutenção e operação de serviços médicos à distância, com inteligência de dados para gestão clínica de indicadores e performance e funcionamento de 24 horas por dia, 7 (sete) dias por semana, incluindo a disponibilização das licenças com instalação, customização, desenvolvimento, implantação, treinamento e apoio técnico para atender a demanda das consultas represadas do município.

Os serviços deverão ser prestados em locais estratégicos de Araçoiaba da Serra, localizados em estabelecimentos de saúde do município, que serão definidos pela Secretaria Municipal de Saúde. O edital está dividido em 17 itens que incluem: plataforma de teleconsulta, totem de atendimento, servidor em nuvem, sistema online de registro, Back-up de base de dados, Smart Tv Led de 43 polegadas, tablet, notebook, smartphone, impressora, webcam, entre outros.

 

Telemedicina

Como detalhado no edital, a Organização Mundial de Saúde define Telemedicina como a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico. Tais serviços são providos por profissionais da área de saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de provedores de cuidados com a saúde, assim como para fins de pesquisa e avaliações. A prática cresceu no país durante a pandemia de Covid-19.

Ainda segundo o edital, o município tem hoje uma demanda reprimida de consultas de especialistas, com diversos concursos abertos nos últimos anos em que não há inscritos ou a rotatividade de profissionais é tamanha que impacta na ausência de médicos especialistas, o atendimento digital poderá auxiliar na diminuição das filas de especialidades médicas, além de ser um auxiliar nas demandas do pronto atendimento, uma solução inteligente onde o profissional não precisará se deslocar até a cidade para realizar os atendimentos e assim beneficiar a população com mais consultas de especialidades médicas.

Compartilhar

486 Visualizações